Rafael Pansica no SescTV

postado em: Esquinas da Cidade | 0

 

 

O Multi-instrumentista Rafael Pansica apresenta suas composições em dois programas inéditos no SescTV

As atrações estreiam no dia 21, domingo, às 21h e 21h30

 

Rafael Pansica

 

O arranjador, compositor e violonista Rafael Pansica participa dos programas Passagem de Som e Instrumental Sesc Brasil, em maio no SescTV. As produções inéditas vão ao ar no dia 21, domingo, às 21h e 21h30, respectivamente.

 

Nascido em São Paulo, Rafael Pansica atualmente mora em Belo Horizonte. O músico começou a tocar violão aos 11 anos e formou-se pelo Conservatório Paes de Barros. Hoje, é professor e atua como produtor do trabalho de outros artistas. O violinista é um dos vencedores do XVI Prêmio BDMG Instrumental. Seu arranjo para Lamentos, de Pixinguinha foi eleito o melhor do festival.

 

Uma antiga barbearia da cidade de São Paulo é o cenário do encontro entre o solista Rafael Pansica e Zé Barbeiro, tradicional violinista da noite paulistana, em episódio inédito da série Passagem de Som. Durante um bate-papo, os artistas comentam sobre suas trajetórias e influências musicais, fazem barba e tocam violão. “O Zé é uma lenda do sete cordas na cidade de São Paulo, seu violão é moderno e suingado. Tenho ele como uma referência”, explica Pansica.

 

Em outro momento o músico, que também é antropólogo, visita a antiga residência do escritor Mário de Andrade, em São Paulo, onde hoje funciona uma oficina cultural pública. “O mais incrível no Mário é que ele trouxe à tona e valorizou naquela época um pensamento brasileiro, indígena e sertanejo. Estou muito feliz por estar aqui”, completa.

 

A série também registra os bastidores da apresentação do Instrumental Sesc Brasil, no Teatro Anchieta, no Sesc Consolação, em que Rafael Pansica homenageia um de seus músicos favoritos, Hermeto Pascoal. “O Hermeto resume uma filosofia musical que eu admiro, ele é ousado, brasileiro. Eu queria prestar somente um tributo a ele”, comenta.

 

Acompanhado pelo bandolinista Fábio Peron e do baterista Cleber de Almeida, Rafael Pansica sobe ao palco do Teatro Anchieta em apresentação inédita para o Instrumental Sesc Brasil. Canções como Montreux de (Hermeto Pascoal), Iolanda em Olinda (Rafael Pansica) e Engasgado (Rafael Pansica) fazem parte do repertório.

 

Sobre o SescTV:

 

SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

 

Serviço:

 

Passagem de Som / Instrumental Sesc Brasil

Rafael Pansica

Estreia: 21, domingo, a partir das 21h.

Reapresentações: 22/5, segunda, às 17h; 23/5, terça, às 10h; 24/05, quarta, às 11h30; 25/5, quinta, às 13h30; e 27/5, sábado, às 14h30.

Classificação indicativa: Livre

Produção: Canal Independente

Direção Geral: Max Alvim