Efeito Cassandra – Na calada da voz

postado em: Esquinas da Cidade | 0

 

 

 

Dando continuidade à ocupação de Artes Cênicas do Centro da Terra, o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos (sem sede desde 2015 quando perdeu seu espaço para especulação imobiliária), a convite do curador Ruy Filho,  reestreia o espetáculo “Efeito Cassandra – Na calada da Voz”, como um ato de resistência ao atual momento histórico, integrando a programação do Centro da Terra, em curta temporada,  com estreia  dia 19 de maio, sexta-feira, às 21h.

EspetaculoCassandra_LuaaGabanini_Fotografo JulianaOsmondes

Foto Divulgação

 

SOBRE O ESPETÁCULO

Trazer para a cena atual, o Mito de Cassandra, tem a função de recuperar discursos históricos insubordinados que foram soterrados/ amaldiçoados através dos tempos. A personagem funciona como uma espécie de disparador para trazer à luz figuras e discursos que no seu tempo não tiveram a oportunidade de ocupar a sua ágora de direito. Temos em cena uma atriz atordoada por vozes e que, para se libertar desse ruído mental, materializa essas vozes, uma a uma, desenhando um painel/mosaico dessas personagens na história.

 

Neste espetáculo a atriz não conhece todos os textos, nem a sequência narrativa do roteiro da noite; diferentes  textos são gravados para cada apresentação e colocados em um fone. A obra, que parte do Mito de Cassandra, enfatiza o caráter de intervenção dessa proposição que explora a voz como personagem e traz à luz da cena a violência infringida através dos tempos ao discurso feminino, massacrado de forma explícita ou velada.

 

A montagem fica em cartaz a partir do dia 19 de maio, totalizando 6 sessões, como segue: do dia 19 ao dia 28 de maio (sextas às 21h e sábados às 20h e domingo às 19h).

SINOPSE:

EFEITO CASSANDRA – NA CALADA da VOZ é um espetáculo/oráculo que navega entre o Teatro e a Performance, uma obra em constante transformação. Uma plataforma que se desdobra e se modifica a cada apresentação, enfatizando o caráter de intervenção dessa proposição que explora a voz como personagem

e traz à luz da cena a violência infringida através dos tempos ao discurso feminino, massacrado de forma explícita ou velada. Essa voz soterrada, calada, ridicularizada, desacreditada, deslegitimada ganha dimensão de personagem e é colocada em perspectiva histórica.

 

FICHA TÉCNICA

Concepção Geral: CLAUDIA SCHAPIRA E LUAA GABANINI

Direção e Dramaturgia: CLAUDIA SCHAPIRA

Atriz-MC em Performance: LUAA GABANINI

DJ: EUGENIO LIMA

Polifonia (vozes): CLAUDIA SCHAPIRA, DANI NEGA, DANILO GRANGHEIA, FERNANDA D’UMBRA, GEORGETTE FADEL, LUCIENNE GUEDES, MAURINETE LIMA, NILCEIA VICENTE E ROBERTA ESTRELA D’ALVA

Assistência de Direção:_MARIA EUGENIA PORTOLANO

Direção Musical_EUGENIO LIMA

Direção de Arte e Vídeo_BIANCA TURNER

Concepção de Luz:_CIRO GODOY

Figurino:_CLAUDIA SCHAPIRA

Criação e Preparação de Voz:_MARIA ISABEL SETTI, ANDREIA DRIGO E ROBERTA ESTRELA D’ALVA

Pesquisa de Mitologia e Simbologia:_MARIA ALICE CAMARGO

Pilates:_BEL ROJAS

Treinamento de Kempo:_CIRO GODOY

Técnico de Som_VIVIANE BARBOSA

Técnico de Luz_VÂNIA JACONIS

Cenotécnico: FERNANDO ALBUQUERQUE

Programação Visual:_SATO DO BRASIL E MURILO THAVEIRA > casadalapa

Maquiagem: MARIA FERNANDA TORREZANI

Produção Executiva_NÚCLEO BARTOLOMEU DE DEPOIMENTOS

Direção de Produção e Administração:_MARIZA DANTAS

SERVIÇO:

ESPETÁCULO: EFEITO CASSANDRA – NA CALADA DA VOZ

DATAS: 19 a 28 de maio de 2017

HORÁRIO: sextas 21h, sábados 20h, domingos 19h

LOCAL: Centro da Terra

ENDEREÇO: Rua Piracuama, 19 – Sumaré – São Paulo

CAPACIDADE: 100 pessoas

DURAÇÃO: 80 minutos.

CLASSIFICAÇÃO: Não recomendado a menores de 12 anos

PREÇO: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia)

VENDA:

Online – www.ticketload.com

Informações: (11) 3675 1595